Laboratoristas de inovação do TRE-PE participam de oficina sobre prototipagem
Evento foi ministrado pela designer do Cesar, Yvana Alencastro
Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu a designer e pesquisadora Yvana Alencastro, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), para ministrar uma oficina sobre prototipagem. O evento foi destinado aos servidores que atuam como laboratoristas de inovação e teve como foco explorar métodos avançados de experimentação e validação de ideias.
Intitulada "A experimentação como processo", a oficina abordou temas essenciais para o desenvolvimento de projetos inovadores como criação, validação, levantamento e priorização de hipóteses, além de técnicas específicas como test cards e learning cards. Os participantes foram guiados a transformar conceitos em soluções tangíveis às necessidades do Tribunal.
Para Jânio Paraíso, laboratorista de inovação do TRE-PE, a experiência foi transformadora. "Mesmo sendo compacta, a oficina foi uma excelente oportunidade para conhecer métodos e técnicas que impulsionam a inovação e a realização de projetos mais robustos e adaptáveis às necessidades do TRE-PE”, declarou.
Com quase duas décadas de atuação, incluindo passagens pelo setor industrial e pelo Instituto Senai de Inovação, Yvana Alencastro também compartilhou casos relevantes à inovação, baseados na sua vasta experiência com design e novas tecnologias.
Hugo Belfort, outro servidor beneficiado pela capacitação, destacou a importância da formação contínua na área de inovação. "A realização de capacitações como esta é fundamental para garantir o melhor desempenho possível no desenvolvimento de projetos. Ser capacitado por Yvana, uma profissional do Cesar, o maior centro de inovação do Brasil, é um grande privilégio”, elogiou.
O objetivo com a iniciativa é reforçar o compromisso da instituição em buscar soluções inovadoras, criativas e eficazes para os desafios contemporâneos e, com isso, beneficiar diretamente a sociedade.