TRE-PE adere a campanha março azul

Campanha é uma iniciativa das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia(SBCP) com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)

Março Azul

Com informações da Federação Brasileira de Gastroenterologia 


As Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), realizam em março, em todo o território nacional, a campanha MARÇO AZUL 2024. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) adere a campanha fazendo a divulgação e iluminando o prédio-sede na cor azul durante todo o mês de março.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o câncer de intestino através do diagnóstico e tratamento precoces. Também chamado de câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal (CCR), que é um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo.

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de aproximadamente 45 mil novos casos por ano no Brasil. Em 2024, a iniciativa terá como mote o slogan "Médico & Paciente – Parceria que salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino".

Para levar informação à população serão feitas reportagens e entrevistas com médicos especialistas, que mostrarão aos brasileiros a importância da prevenção e dos cuidados regulares, além da distribuição de peças informativas sobre a doença.

A campanha também contará com parceiros institucionais, que se juntarão às entidades médicas com objetivo de alcançar milhões de brasileiros, difundindo as orientações sobre a relevância de procurar regularmente os serviços de saúde e fazer os exames preventivos. Assim, na expectativa de ampliar o alcance dessa iniciativa, chamando a atenção de todos para o problema.

Estimativa

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, são de 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, em cada ano do triênio 2023/2025, afetando potencialmente mais de 136 mil brasileiros. O Inca aponta um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, divididos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Data Sus, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a urgência de ações preventivas e de conscientização.

Sintomas

Atualmente, no Brasil, mais de 70% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada da doença. “É uma catástrofe”. Estamos falando aí de tratamentos caríssimos, prolongados, sofrimento imenso do paciente e da família, afastamento de trabalho, necessidade de uso de bolsas de colostomia, que poderiam ser evitados com um sistema de rastreamento adequado,” explicou assegurou Hélio Moreira presidente da SBCP.

Fatores de risco

As três entidades que participam da campanha enfatizam que o tumor intestinal pode ser influenciado por diversos fatores de risco, incluindo histórico familiar de câncer, sobrepeso ou obesidade, idade igual ou superior a 50 anos, uma dieta rica em alimentos processados e carne vermelha, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a presença de doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

A prevenção do câncer de intestino está ligada a um estilo de vida saudável, que inclui prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas. Além disso, recomenda-se a adoção de uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais, beber cerca de dois litros de água por dia e limitar o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos.



ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido