12 de novembro é o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira
Comissão de Acessibilidade lembra a data e as ações de inclusão
O dia 12 de novembro é dedicado ao Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira, uma data de que visa promover a conscientização sobre os desafios e as necessidades dessa parcela da população. A surdocegueira, caracterizada pela perda concomitante de visão e audição em diferentes graus, impacta diretamente a comunicação, a mobilidade e a interação social.
No Brasil, a celebração foi instituída pela Lei nº 14.605/2023. Estima-se que existam cerca de 40 mil pessoas surdocegas no país, embora os dados sejam considerados imprecisos. Segundo a biblioteca virtual do Ministério da Saúde, as condições de surdez e cegueira podem aparecer em diferentes graus e serem congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
Inclusão
Técnicas específicas de comunicação, são fundamentais para a inclusão dos surdocegos, dando maior autonomia a essas pessoas. Conheça algumas dessas formas:
- Língua Brasileira de Sinais (Libras) adaptada ao tato pelo contato com as mãos da pessoa com quem se fala.
- Método Tadoma: a pessoa surdocega entende o que a outra pessoa diz tocando os lábios, a mandíbula, a bochecha e a garganta dela, sentindo a vibração.
- Alfabeto datilográfico: com letras formadas com posicionamento diferentes dos dedos;
- Sistema Braille tátil: com braille adaptado para pessoas surdocegas.
Acessibilidade no TRE-PE
O TRE Pernambuco implantou em 2023 um novo projeto arquitetônico no edifício sede, com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão.
O projeto contemplou a instalação de piso tátil direcional no hall de entrada, corredores e salas, com mapa tátil indicativo, além de piso de alerta em frente às portas que dão acesso às escadas e aos elevadores. Também foram instaladas placas identificadoras em braile nas salas das unidades.
Voto acessível
A urna eletrônica brasileira conta com o sistema Braille e outros mecanismos de acessibilidade nas seções eleitorais especiais, como fones de ouvido com audiodescrição, identificação tátil da tecla “5” e sinais sonoros dos botões digitados.
Além disso, eleitoras e eleitores com deficiência podem contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.