Como vão ser os Testes de Integridade e de Autenticidade das urnas no 2º turno
Sorteio será realizado no sábado, 26 de outubro, dia anterior ao pleito
No sábado, 26 de outubro, dia anterior ao 2º turno das Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará evento público para definir as urnas eletrônicas que serão submetidas aos Testes de Integridade e de Autenticidade. As duas auditorias acontecem a cada turno desde as eleições de 2002 e têm como objetivo validar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nos equipamentos.
Conduzida pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), a cerimônia de definição das urnas acontecerá das 8h às 12h, na Sala de Sessões, localizada no térreo do edifício-sede do TRE-PE (Av. Agamenon Magalhães, nº 1.160, Graças, Recife-PE). Ao todo, serão nove equipamentos selecionados de forma aleatória ou por sorteio: seis passarão pelo Teste de Integridade e três pelo Teste de Autenticidade.
A quantidade de urnas utilizadas nas auditorias é determinada pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que também define as entidades fiscalizadoras que participarão de todo o processo, incluindo Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, partidos, coligações e federações partidárias. Já o público geral poderá acompanhar o evento por meio de transmissão ao vivo no canal do TRE-PE no YouTube.
Cabe lembrar que, das seis cidades pernambucanas com mais de 200 mil eleitoras e eleitores, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana, são as únicas que terão 2º turno para prefeito e vice-prefeito.
Teste de Integridade
Após o sorteio no sábado, cinco dos equipamentos selecionados serão retirados de seus locais de votação e levados para a sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), onde no domingo da votação, 27 de outubro, será realizado o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, das 7h às 17h. A Esmape está localizada no endereço Rua Desembargador Otílio Neiva Coelho, s/n, Ilha Joana Bezerra, Recife.
O Teste de Integridade é a ocasião em que se realiza a verificação de funcionamento das urnas em condições normais de uso. Embora em ambiente controlado, todo o procedimento é semelhante ao que acontece nas seções eleitorais comuns com a emissão da zerésima e demais providências iniciais.
Apenas um desses testes, o chamado Teste de Integridade com Biometria, acontecerá no centro universitário Uninovo Facottur, em Olinda (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 1360, Bairro Novo), também no domingo, das 7h às 17h. Esta auditoria, em particular, será realizada mediante a utilização da identificação biométrica de eleitores voluntários de uma das seções eleitorais que funcionam neste local de votação.
Teste de Autenticidade
Também no dia da votação, será realizado o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que corresponde à auditoria dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. No total, três equipamentos serão selecionados e testados nas próprias seções eleitorais onde se encontram. Neste caso, o juiz responsável pela Zona Eleitoral irá designar uma pessoa para realizar os testes, que acontecerão antes da impressão da zerésima.