Eleições 2024: urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para os locais de votação
Trabalho será finalizado neste sábado (5)
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, na manhã desta sexta-feira (4), a distribuição das 23.979 urnas eletrônicas para os 3.330 locais de votação do estado. O transporte acontece simultaneamente em todos os 18 polos eleitorais e será finalizado neste sábado (5), véspera da eleição.
No Recife, onde fica sediado o polo 1, os equipamentos saíram do Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin, em direção aos locais de votação da capital e dos municípios de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A operação foi acompanhada pelas forças de segurança do estado, que realizaram a escolta dos veículos.
“As eleições municipais do Brasil são gigantescas. O auxílio e o apoio das forças de segurança são essenciais, posto que vão levar para os locais de votação 23.979 urnas, que vão colher o voto livre, secreto e consciente de cada cidadão brasileiro”, declarou o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Júnior.
Na ocasião, estiveram reunidos o superintendente Alexandre Rodrigues da Silva, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); o coronel João Barros, diretor de planejamento operacional da Polícia Militar (PM); e o coordenador de operações e fiscalização Gustavo Ferraz, da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU).
Ao chegar nos locais de votação, as urnas são recebidas pelos administradores de prédios. Além disso, técnicos da Justiça Eleitoral estarão presentes para vistoriar os equipamentos e os lugares onde serão instalados. “As urnas começarão a ser desencaixotadas e testes serão feitos para verificar se nenhuma chegou danificada”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel.
As seções eleitorais estarão prontas no sábado. Às 7h da manhã do domingo (6), dia da eleição, as urnas emitirão a zerésima, relatório que confirma a inexistência de votos no equipamento. “Os eleitores podem ficar tranquilos. A operação está seguindo como o planejado e a gente espera que no dia 6 de outubro o eleitor pernambucano possa se dirigir aos locais de votação e encontrar como sempre a sua urna e tudo preparado para exercer da melhor forma possível essa festa democrática”, complementou o secretário.
Nesta sexta-feira, 80% das urnas já serão entregues. No sábado, véspera do pleito, o trabalho será concluído com o transporte dos 20% restantes dos equipamentos. “E então podemos respirar para que no domingo, dia 6 de outubro, às 8h da manhã, tudo funcione. É muito bom participar de mais uma eleição e com a excelência de uma equipe maravilhosa que nós temos no TRE de Pernambuco”, concluiu o diretor-geral Orson Lemos.