Mais de 500 estudantes visitaram o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do TRE-PE
Confira o projeto e como agendar uma visita guiada
Você sabia que o TRE Pernambuco mantém um museu? Pois é. O Centro de Memória da Justiça Eleitoral (Cemel) está localizado na sede da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE) que fica na avenida Rui Barbosa, 320 (Graças). A equipe pedagógica da EJE promove visitas guiadas para estudantes de instituições de ensino públicas e privadas.
O projeto, que possibilita uma imersão na história da Justiça Eleitoral e no processo eleitoral brasileiro, recebeu, em 2024, 16 instituições de ensino das cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista e alcançou mais de 500 estudantes, sendo a maioria das instituições públicas da educação fundamental.
“A última escola recebida foi a Escola Técnica Estadual (ETE) José Alencar Gomes da Silva, do município de Paulista, que veio visitar o CEMEL neste mês de outubro, com quase 70 estudantes divididos em três grupos”, informou o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú.
Japiassú explicou que durante a visita, além do espaço museal, os estudantes conhecem a arquitetura do antigo palacete onde se encontra instalada a EJE, um prédio que remonta ao final do século XIX, com acesso ao rico acervo de documentos históricos do Tribunal, aprendendo sobre a evolução das eleições no Brasil e as fontes primárias que fazem a escrita da nossa história.
Assim, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a história da Justiça Eleitoral através de dinâmicas e didáticas especialmente desenvolvidas pela equipe de educação da Escola Judiciária, no âmbito local e nacional.
Há ainda o projeto Piquenique no Museu, em que, ao final da visita guiada, estudantes, os professores e coordenadores pedagógicos, são convidados a um piquenique nos jardins do palacete, um momento lúdico e de convívio para refletirem sobre tudo o que foi aprendido.
Eduardo Japiassu acredita que as visitas guiadas ao Cemel se consolidaram como uma iniciativa pedagógica. “A difusão da memória institucional, da história do processo eleitoral brasileiro e da promoção da cidadania cultural, propicia a articulação entre a sociedade e a Justiça Eleitoral”, finalizou.
Quer visitar o Cemel com seus alunos? Clique aqui e preencha o formulário com os dados solicitados para agendar a visita. Em breve, a equipe pedagógica do museu entrará em contato.