Projeto Eleições Acessíveis oferece transporte gratuito a eleitores com deficiência no 2º turno
Iniciativa é fruto de parceria do TRE-PE com o Governo do Estado

Eleitores pernambucanos com deficiência ou com mobilidade reduzida que precisarem de transporte gratuito para votar no próximo domingo (27) terão à disposição, mais uma vez, o projeto Eleições Acessíveis. Implementada de forma pioneira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a iniciativa existe desde 2020 e busca as pessoas com deficiência em suas residências, levando diretamente ao local de votação e retornando após o voto.
Todo o projeto é viabilizado graças a uma parceria do TRE-PE com o Governo do Estado. Só no 1º turno das Eleições 2024, foram 179 eleitoras e eleitores atendidos em sete cidades, do litoral ao sertão: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
Confira aqui o Projeto Eleições Acessíveis no 1º turno das Eleições 2024
Agora, no 2º turno, o projeto será expandido para atender o município de Paulista, na Região Metropolitana. No total, 10 vagas estão sendo oferecidas na cidade. A eleitora ou o eleitor que quiser agendar o serviço deve entrar em contato com o número (81) 3194-9275 através do WhatsApp. A solicitação deve ser enviada em mensagem de texto.
Para o coordenador de acessibilidade do TRE-PE, Acácio Leite, a iniciativa do Tribunal é uma reafirmação da relevância do projeto para o processo eleitoral, uma vez que inclui pessoas que geralmente não poderiam ou não conseguiriam participar das eleições.
"O projeto Eleições Acessíveis é importante porque alcança pessoas que, ou moram distante e não têm como se deslocar, ou, ainda, por não terem uma pessoa que possa levá-las para votar no dia das eleições. Com o projeto, elas exercem a sua cidadania", afirmou Acácio.
Das seis cidades pernambucanas com mais de 200 mil eleitores, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, são as únicas que terão 2º turno para prefeito e vice-prefeito. Em Olinda, todas as vagas encontram-se preenchidas pelos eleitores que solicitaram o serviço ainda no 1º turno.
Saiba mais:
TRE-PE realiza evento para divulgar os recursos de acessibilidade para as Eleições 2024