TRE-PE divulga recursos e ações para eleitores com deficiência em Petrolina
Ação percorre diferentes municípios para falar sobre os direitos das pessoas com deficiência nas Eleições 2024
Nesta sexta-feira (27), o TRE Pernambuco promoveu mais um evento de divulgação dos recursos de tecnologia assistiva da urna eletrônica, organizado pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA). Desta vez, a ação aconteceu em Petrolina, no Sertão, e reuniu mais de 150 estudantes e representantes de entidades na quadra da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos - CAIC.
A apresentação foi feita pelo coordenador da CMA, Acácio Leite: "Falamos sobre o que a urna traz para as pessoas com deficiência, que ajuda elas a votarem, especialmente intérpretes de Libras e o sistema de áudio pessoas com deficiência visual e, além dos direitos da pessoa com deficiência, sobretudo a prioridade para votar e a possibilidade de votar como um acompanhante, inclusive na urna eletrônica".
Paulo César Dias, líder das pessoas com deficiência visual de Petrolina, gostou de conhecer os recursos e disse que eles "facilitam e dão autonomia a quem vai votar e precisão no voto". A gestora da escola, Ilenia Rodrigues, agradeceu ao TRE-PE por ter escolhido a escola "para realizar um evento de tão grande importância, e a presença de cada um para o desenvolvimento e melhoria da acessibilidade".
Direitos no dia da votação
A iniciativa reforçou os direitos das pessoas com deficiência no dia do pleito, como a prioridade na fila da seção eleitoral e a possibilidade de levar um acompanhante até a cabina de votação. Outro ponto abordado foi o projeto Eleições Acessíveis, que tem Petrolina como um dos 7 municípios contemplados na iniciativa que levará gratuitamente eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida ao local de votação em vans adaptadas.
Todo o evento foi acompanhado pelo vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Humberto Vasconcelos Júnior. Também estiveram presentes o diretor-geral, Orson Lemos, o juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Victor Vasconcelos de Almeida e a promotora eleitoral Rosane Moreira Cavalcanti. Representando a CMA estiveram ainda Silvia Katia de Freitas Morais e Ana Patrícia Macêdo.