TRE-PE lança campanha de incentivo à eleição com responsabilidade ambiental
Candidatos podem doar sobras de material de propaganda para reciclagem
Com o slogan “Eleição Consciente, Futuro Sustentável”, a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia, neste sábado (14), uma ação para sensibilizar candidatos, partidos políticos e coligações partidárias a realizarem uma campanha eleitoral alinhada às diretrizes da sustentabilidade. Os eleitores também são convidados a se juntarem à iniciativa fiscalizando e cobrando dos candidatos atitudes ambientalmente responsáveis.
Espalhar material de campanha nas ruas, como santinhos, adesivos e panfletos configura infração e polui o meio ambiente. Esses materiais, quando descartados inadequadamente, podem obstruir bueiros, contribuir para enchentes e causar a poluição de rios e mares.
De acordo com a assessora-chefe da AGS, Mariana Dardenne, a ideia é incentivar o uso de materiais de campanha sustentáveis, reutilizáveis e que, ao final do período eleitoral, as sobras sejam enviadas para associações e cooperativas de reciclagem. “A título de sugestão, o TRE-PE vai disponibilizar uma lista no site com nomes de diversas entidades que trabalham com materiais recicláveis para que os partidos e coligações possam destinar de forma correta todo o material de campanha que será descartado. Caso existam outras organizações fora da lista que recebam, o partido pode destinar para essas também”, explicou.
As sobras dos materiais de campanha podem ser levadas às associações, cooperativas ou empresas de recicláveis por candidato ou representante de partido político e coligações partidárias. De maneira geral, podem ser descartados panfletos, lonas, adesivos não utilizados, bandeiras com haste de madeira e faixas. Contudo, é importante entrar em contato com as associações e cooperativas para saber quais materiais podem ser recebidos.
Acesse aqui a lista completa das cooperativas, associações e empresas de coleta de recicláveis.