8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braile
Comissão de Acessibilidade celebra os avanços na inclusão de pessoas com deficiência visual

No dia 8 de abril, é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Sistema Braile, uma data que homenageia esse importante instrumento de inclusão social, essencial para o acesso à leitura e à informação por pessoas com deficiência visual. A data é uma homenagem ao aniversário de nascimento de José Álvaro de Azevedo, patrono da educação para cegos no país.
O TRE Pernambuco, por meio da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, adota medidas constantes pela inclusão de pessoas cegas e de baixa visão. O próprio edifício sede do Tribunal possui recursos como piso tátil e piso alerta, além de placas identificadoras em braile nos elevadores e entradas das salas.
O que é o Sistema Braile?
O Sistema Braille é uma obra que recebe o nome de seu criador, o francês Louis Braille. Sua versão mais conhecida data de 1837. Caracteriza-se por códigos em alto-relevo que representam todas as letras do alfabeto, além de números, símbolos aritméticos e pontuações. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar oficialmente o método, com a inauguração do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854, onde também teve início a produção de livros em Braille no país, na década de 1870. Hoje a entidade se chama Instituto Benjamim Constant.
Voto acessível
Para atender as pessoas com deficiência visual, as urnas eletrônicas possuem teclas em Braile e audiodescrição.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem requisitar a mudança do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam a qualquer cartório eleitoral e preencham o formulário de requerimento.