Apenas 2,2 mil eleitores faltosos regularizaram o título em Pernambuco

Prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e não ter o título cancelado vai até 19 de maio

TRE-PE - Apenas 2,2 mil eleitores faltosos regularizaram o título em Pernambuco

Segundo dados do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta quarta-feira (23), somente 2.266 eleitores considerados faltosos procuraram a Justiça Eleitoral em Pernambuco para regularizar a situação. Enquanto isso, 156.719 eleitores continuam passíveis de ter o título cancelado. O prazo para resolver essa pendência termina em menos de um mês, no próximo dia 19 de maio.

Um eleitor passa a ser considerado faltoso quando não vota por três turnos consecutivos, não justifica a ausência no prazo estabelecido e não paga as multas devidas. Para verificar este é o seu caso, acesse o Autoatendimento do Eleitor, selecione a opção “7 - Consultar situação eleitoral” no menu inicial e, em seguida, informe os dados solicitados.

Além de impedir o exercício do voto, o cancelamento do título de eleitor traz uma série de consequências, como a impossibilidade de tomar posse em cargo público, obter passaporte, efetuar matrícula em instituições de ensino e realizar qualquer ato que exija a quitação eleitoral.

Como regularizar a situação eleitoral?

Para evitar o cancelamento do título, é simples. As multas referentes a cada turno podem ser quitadas pela internet, sem precisar sair de casa, no Autoatendimento do Eleitor ou no aplicativo e-Título (baixe aqui), podendo o pagamento ser feito por boleto, Pix ou cartão.

Quem preferir também pode procurar um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Todos os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Clique aqui para solicitar. As unidades de atendimento recebem eleitores de qualquer cidade do estado.

Atualize

Nas unidades de atendimento presencial, também é possível realizar a coleta de dados biométricos (coleta de digitais, foto e assinatura), dentro da campanha “Atualize”, do TRE-PE. A biometria confere mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, além de evitar a formação de filas nas seções de votação.

Como parte da campanha, dois postos de atendimento temporários foram abertos no estado: o primeiro em Jaboatão dos Guararapes, no Shopping Guararapes (saiba mais aqui), e o segundo em Toritama, no Espaço da Juventude (saiba mais aqui). Ambas unidades estão recebendo eleitores por ordem de chegada, mas quem preferir também pode agendar um dia e horário no site do TRE-PE.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido