Campanha “Se Renda à Infância” incentiva destinação de parte do IR para crianças do Marajó

Edição 2025 da iniciativa do CNJ busca ampliar investimentos em projetos sociais no arquipélago

IMAGEM CAMPANHA

Com informações do CNJ

As crianças e os adolescentes que vivem nos 17 municípios do arquipélago de Marajó (PA) serão as beneficiadas pela quinta edição da campanha Se Renda à Infância, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa realizada em parceria com a Receita Federal incentiva a destinação de no máximo 3% do imposto devido diretamente na Declaração para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente em âmbito nacional, distrital, estadual e municipal. Os recursos serão aplicados em projetos sociais, beneficiando crianças e adolescentes marajoaras, pela promoção e acesso a direitos.

A ação vem crescendo e se consolidando ano a ano, e nesta edição de 2025, está sendo feita em conjunto com a Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, que busca combater a violência contra mulheres e a exploração sexual infantil no arquipélago.

Como contribuir

O contribuinte pode realizar a destinação pelo próprio sistema da Receita Federal, sem gastos extras, uma vez que o valor designado para os fundos é parte do montante devido à Receita. É necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa), com ou sem imposto a restituir.

O programa disponibilizado pela Receita Federal calcula o valor limite individual automaticamente depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas.

A possibilidade de destinação e o percentual já são definidos por lei e não há custo adicional para o contribuinte, uma vez que não configura doação. Ou seja, em vez de destinar todo o Imposto para a União, ele opta por destinar parte para uma instituição que protege os direitos das crianças e dos adolescentes.

Para mais informações, consulte seu contador ou acesse a cartilha da Receita Federal do Brasil através dos links:

Acesse os manuais instrutivos da Receita Federal

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido