Piquenique no Museu leva estudantes de Paulista a conhecer a história das eleições no Brasil
Ação faz parte do programa de visitação ao Centro de Memória do TRE-PE

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, da cidade de Paulista, participaram, na manhã desta quinta-feira (3), de um piquenique educativo nos jardins do casarão histórico onde funciona a Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE). A ação, intitulada Piquenique no Museu, faz parte do programa de visitação ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral (Cemel) do TRE Pernambuco.
"Esse é um momento de convívio entre os estudantes, de sedimentação de conteúdos que são trabalhados aqui no nosso espaço museal e também de uma apropriação simbólica. Simbólica até sobre o que é a Justiça Eleitoral, porque não é só vir para um museu, é vir para um espaço de memória, discutir, aprender, conversar, influir esse espaço, aproveitá-lo e se apossar dele simbolicamente, fazendo uma promoção muito interessante dessa articulação entre a sociedade e a Justiça Eleitoral", destacou o servidor da EJE-PE e historiador, Bruno Vitorino.
Assim que chegaram, os alunos foram recepcionados pela equipe do Cemel e seguiram para uma visita orientada por Bruno ao Espaço Memória, onde há um rico acervo da história da Justiça Eleitoral. Nesse momento, houve uma imersão dos estudantes na história das eleições no Brasil, abordando desde o início do processo eleitoral, da instituição da Justiça Eleitoral, até os pleitos mais recentes. O processo de construção da democracia no Brasil também foi abordado na linha do tempo eleitoral que o grupo percorreu entre o acervo do Cemel.
Após o momento lúdico-educativo, os estudantes se confraternizaram com um piquenique nos jardins do casarão. A experiência foi bem avaliada por alunos e docentes. "Considero fundamental o trabalho desenvolvido pela EJE, porque nós temos poucos espaços dentro da Região Metropolitana do Recife que oferecem uma aula como essa, na qual trabalhamos a questão do voto no Brasil e a democracia, especialmente nesse momento que vivemos, em que a democracia ainda vive um momento de consolidação no país. Então, a gente está tentando fazer com que esse trabalho seja cada vez mais amplo na sociedade" afirmou o professor de História e Geografia da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, Fábio Santos.
Para as escolas interessadas em participar do projeto Piquenique no Museu, basta clicar aqui para preencher o formulário. Também é possível encaminhar um e-mail para eje@tre-pe.jus.br ou ligar para o número (81) 3194-9448.
O Cemel está localizado na Avenida Rui Barbosa, 320, no bairro das Graças, no Recife.