TRE-PE destinou 7,3 mil urnas eletrônicas fora de uso para descarte sustentável

Equipamentos foram do modelo UE 2009

Descarte ecológico de urnas modelo UE 2009

Como parte de um esforço capitaneado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o território nacional, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) enviou um total de 7.309 urnas eletrônicas fora de uso para o descarte sustentável. O recolhimento abrangeu os equipamentos do modelo UE 2009, incluindo baterias e outros suprimentos necessários para o funcionamento das urnas.

De Norte a Sul do país, foram 195.227 urnas eletrônicas recolhidas, somando 1.873.940 quilogramas (kg) de materiais. Os equipamentos foram transportados em caminhões lacrados para a empresa NGB Recuperação e Comércio de Metais, localizada em Guarulhos (SP), responsável por armazenamento, desmontagem, descaracterização e destinação ambientalmente correta.

Desmonte, descaracterização e reciclagem

As urnas eletrônicas são utilizadas, em média, por dez anos ou cerca de seis eleições. Depois disso, são descartadas e recicladas de forma ecologicamente correta. Essa medida reafirma a preocupação permanente da Justiça Eleitoral com a preservação do meio ambiente.

Durante o processo, as urnas e os suprimentos são recolhidos e enviados para o desmonte. Nessa fase, ocorre a separação dos materiais por tipo: metal, plástico, placas leves (que têm maior probabilidade de conter metais nobres), placas pesadas (com menor valor de mercado), borracha e outros materiais.

Após o desmonte das urnas, os materiais são descaracterizados, ou seja, são moídos ou quebrados em partes pequenas. Em seguida, os materiais descaracterizados são separados por tipo e enviados para a reciclagem. Por questões ambientais e de segurança do processo eleitoral, a empresa deve comprovar que tais materiais foram efetivamente usados para a reciclagem.

Todo o processo de descarte é auditado no local por servidores do TSE, desde o recebimento dos materiais – com a verificação dos lacres colocados nos caminhões pelo respectivo TRE – até a descaracterização e o atendimento de outras exigências pela empresa.

O recolhimento nacional, que começou pela região Norte e terminou na região Sudeste, está totalmente concluído, e a descaracterização dos equipamentos já alcança 52%.

*Com informações do TSE

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido