TRE-PE realiza encontro para avaliação das Eleições 2024

Evento aconteceu em Garanhuns e reuniu servidores da sede e de cartórios

TRE-PE realiza encontro para avaliação das Eleições 2024

O TRE Pernambuco realizou, entre os dias 17 a 21 de fevereiro, em Garanhuns (Agreste), o encontro para avaliação das Eleições 2024, evento que reuniu secretários, coordenadores, assessores e servidores da sede do Tribunal e servidores de vários cartórios do interior. O presidente, desembargador Cândido Saraiva, o vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira, o ouvidor, desembargador Humberto Vasconcelos, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Adalberto Melo, participaram do evento.

Durante cinco dias, os 107 participantes discutiram temas gerais e temas específicos relacionados às últimas eleições visando propor melhorias para o próximo pleito. Os participantes foram divididos em 14 grupos para debater temas específicos de desafios apontados pelos cartórios eleitorais como pontos de melhoria.

Os temas abordados foram os seguintes: aquisição de bens e serviços, comissões e grupos de trabalho, apoio de pessoal, sistemas (mídias, urnas, votação, totalização), gestão do cadastro, registro de candidaturas, infraestrutura de TIC, propaganda, mesários, prestação de contas, logística, comunicação institucional, comissão de auditoria de votação eletrônica e normativos para eleições. Após as reuniões setoriais, representantes de cada grupo apresentaram os temas a todos, com sugestões de melhorias.

Melhorias em logística, aprimoramento do Portal das Eleições, nova formatação da comissão de propaganda foram algumas das sugestões apresentadas, que serão avaliadas para eventual implementação.

O presidente Cândido Saraiva enalteceu, em saudação aos participantes, a qualidade do trabalho realizado pelos servidores do TRE-PE nas eleições e que o momento de avaliação serve para aprimorar ainda mais o trabalho do TRE-PE. “Realizaremos, certamente, a melhor eleição da história do TRE (em 2026) graças ao trabalho de todos vocês”, disse.

O vice-presidente Fernando Cerqueira ressaltou o trabalho em equipe como um diferencial para a realização de eleições bem-sucedidas. Ele também citou a evolução do processo eleitoral, desde 1982, quando atuou pela primeira vez como juiz eleitoral, no Sertão, com a votação em cédula e apuração manual, até o processo eleitoral eletrônico. “Temos o melhor sistema de votação do mundo. Isso é motivo para nos orgulhar”, falou.

Maiara Rocha, chefe de cartório da 133ª Zona Eleitoral (Trindade e Ipubi), que é servidora há apenas quatro anos, comentou como foi participar pela primeira vez do processo de avaliação: “Muito positivo, gostei demais. Não conhecia como realmente era, mas vi que tem muitas contribuições e que estimula a gente perceber que podemos dar a nossa contribuição, mesmo tendo pouco tempo de Tribunal”, disse ela, que participou do grupo de discussões sobre comunicação institucional.

A reunião de avaliação das eleições foi precedida de encontros preparatórios do diretor-geral, Orson Lemos, e alguns secretários do TRE com chefes de cartórios nos polos eleitorais. Dessas reuniões saíram elogios, sugestões e críticas que subsidiaram a formação dos 14 grupos temáticos.

Um SEI será aberto com todas as avaliações e sugestões tratadas com fixação de prazo para sua implementação pelas respectivas áreas.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido