Washington Amorim é empossado desembargador titular na classe jurista
Ele já havia atuado como desembargador eleitoral substituto no TRE-PE por dois biênios
Na manhã desta segunda-feira (13), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva, empossou o advogado, procurador municipal e presidente da subseção da OAB-PE de Vitória de Santo Antão, Washington Amorim, como novo membro titular da Corte na classe jurista. O magistrado havia sido nomeado em outubro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com atuação na área de direito público e empresarial, Washington Luís Macêdo de Amorim, 54 anos, já atuou no TRE-PE como desembargador substituto em dois biênios: de dezembro de 2018 a dezembro de 2020, e de abril de 2021 a abril de 2023. Ele também exerceu os cargos de ouvidor e ouvidor substituto.
"É com alegria que retorno a esta casa, uma casa de excelência, uma casa com um convívio maravilhoso e harmônico. Registro aqui meu compromisso com a Justiça Eleitoral e com a sociedade, que espera esse trabalho digno e de excelência de cada membro desta casa", declarou o desembargador em seu discurso de posse. Ele assume a vaga aberta em junho de 2024 pelo final do biênio do também advogado Carlos Gil Rodrigues Filho.
Para o presidente do TRE-PE, a Corte ganha com a experiência do advogado. "A nossa expectativa é muito grande, porque ele traz, aliada a uma grande e extraordinária capacidade emocional, uma larga experiência. Não só na vida como advogado, mas também na vida pública como procurador municipal. Aliado a isso, ele tem uma grande experiência aqui no TRE", afirmou.
Ainda segundo o presidente, o magistrado assume o cargo em um momento de metas importantes a serem cumpridas pelo Tribunal. “Uma delas é chegarmos a 100% da biometria coletada no estado de Pernambuco. Vamos deflagrar uma grande campanha”, disse. “E tenho certeza que o desembargador Washington vai colaborar com esse momento, porque nós temos processos a julgar, concluímos todas as metas ano passado e o desembargador Washington chega com toda sua competência, seu conhecimento, sua capacidade emocional, como todos reconhecem, para colaborar e fazer um grande trabalho”, concluiu.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto também esteve presente e fez um breve discurso. “Retorna à Casa um dos excelentes advogados de Pernambuco, representante do interior do estado, desembargador Washington, filho de Vitória de Santo Antão, que aqui esteve, passou duas eleições e se destacou como uma pessoa tranquila, amigo de todos e atento aos interesses da advocacia”, declarou.
Durante a cerimônia, o presidente Cândido Saraiva, junto com o diretor-geral Orson Lemos, assinou o termo de posse do novo desembargador titular. Estiveram presentes os desembargadores eleitorais substitutos José Ronemberg Travassos, André Caúla, Filipe Campos e o desembargador eleitoral substituto e ouvidor, Humberto Vasconcelos Júnior. Também participaram o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o vice-diretor da EJE, Gustavo Cardim; secretários, assessores e servidores do Tribunal.
O desembargador eleitoral Washington Luís Macêdo de Amorim ocupará o cargo até 2027 e poderá ser reconduzido para mais um mandato de dois anos.