Mês da mulher: Mulheres que ocupam espaço de poder
Último vídeo da série destaca a juíza Luciana Maranhão

Para encerrar a nossa série de vídeos do Mês da Mulher, convidamos a juíza e coordenadora da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero, Luciana Maranhão, para falar sobre os obstáculos que as mulheres em cargos de alta gestão enfrentam no dia a dia.
A Igualdade de Gênero está contemplada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, criados pelas Nações Unidas. A ONU também aponta quais são os desafios para alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas, além de alertar que, se nada de concreto for feito, corre-se o risco de não haver grandes mudanças significativas até 2030.
Ainda assim, podemos observar que a quantidade de mulheres em cargos de liderança no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam 37,4% dos cargos corporativos de liderança. No entanto, os gatilhos causados pela insatisfação de equidade salarial, equidade nas promoções e melhores oportunidades têm gerado problemas graves. Dessa forma, ainda há grandes desafios a serem ultrapassados pelas líderes mulheres nas organizações.
Campanha Mês da Mulher do TRE-PE
A campanha foi uma ação integrada da Comissão para Equidade Étnico-Racial e de Gênero e da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.
O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), tendo produção e direção de Sílvia Kátia Morais, com execução e edição de Gabriela Albuquerque.