TRE-PE realiza audiência pública em Jaboatão dos Guararapes sobre biometria
Evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores

O TRE Pernambuco realizou, na terça-feira (19), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana) sobre a importância do cadastramento biométrico aos eleitores que ainda não o fizeram. O presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, comandou o ato, que contou a participação do ouvidor do TRE, desembargador Humberto Vasconcelos, do diretor-geral, Orson Lemos. Aproximadamente 70 participantes lotaram a galeria da Câmara. Oito vereadores acompanharam o ato.
O intuito da audiência é chamar a atenção da população e da classe política da importância do cadastramento biométrico dos eleitores. A audiência foi e primeira de outras que o Tribunal deve realizar pelo Estado, e o início por Jaboatão dos Guararapes tem um simbolismo: foi a única cidade da Região Metropolitana que não concluiu o cadastramento biométrico e tem, hoje, o maior contingente de eleitores sem biometria. Ao todo, são 302.518 eleitoras e eleitores sem biometria coletada, o equivalente a 61,86% do eleitorado no município.
“Além de aumentar a segurança nas eleições, o cadastramento biométrico oferece outros benefícios para o exercício da cidadania. Com a biometria registrada na Justiça Eleitoral, os eleitores podem acessar diversos serviços públicos digitais de maneira mais fácil e rápida. O TRE Pernambuco traçou como meta coletar a biometria de todos os eleitores do Estado, e Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, é o nosso maior desafio pelo tamanho do seu eleitorado. Por isso, contamos com a colaboração e mobilização de todos nesse projeto que é, antes de tudo, uma ação de cidadania e em defesa da democracia”, declarou o presidente Cândido Saraiva, durante seu discurso.
Houve várias manifestações por escrito dos participantes durante a solenidade, solicitando a descentralização dos serviços do Tribunal para mais próximo das comunidades. O diretor-geral, Orson Lemos, anunciou as tratativas com o município para instalação de pontos de atendimento em prédios do município nos bairros. Os vereadores, inclusive, anunciaram a intenção de disponibilizar uma sala na Câmara para o TRE instalar um ponto de atendimento móvel.
Ao final do evento, o desembargador Cândido Saraiva avaliou a audiência como positiva e clamou à população e à classe política para se engajarem no projeto. Ele enfatizou que o objetivo do TRE é coletar a biometria de todos os eleitores do Estado, sendo Jaboatão dos Guararapes o maior desafio para cumprir a meta.
Atualize
Desde fevereiro, Jaboatão dos Guararapes passou a contar com mais uma opção de atendimento presencial ao eleitor para reforçar a coleta biométrica. Como parte da campanha “Atualize”, que busca incentivar a coleta da biometria, o TRE-PE inaugurou um novo posto de atendimento temporário no Shopping Guararapes, situado no bairro de Piedade. A cidade também com conta com uma Central de Atendimento ao Eleitor.
Fruto de uma parceria com o centro de compras, a unidade conta com 14 guichês e funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos, das 12h às 18h. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio. Clique aqui e agende um serviço.
Desde 2008, a Justiça Eleitoral utiliza as impressões digitais para identificar o eleitorado. A identificação biométrica torna o processo eleitoral ainda mais seguro ao evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, assim como possibilita detectar eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.
Jaboatão dos Guararapes e outras 27 cidades do estado estavam na última fase do recadastramento biom