Covid-19: unidade de saúde do TRE-PE lembra os benefícios e cuidados com a amamentação
A médica do TRE-PE Carla Maciel tira dúvidas sobre amamentação em tempos de pandemia e de “Agosto Dourado”
Em tempos de pandemia e de Agosto Dourado, é importante lembrar dos benefícios e cuidados com a amamentação relativos à COVID-19:
📍não há evidências de que o vírus da COVID-19 seja transmitido através do leite materno.
📍 há evidências de presença de anticorpos contra o vírus da COVID-19 no leite materno de mães que se recuperaram da doença.
📍 mães com caso suspeito ou mesmo confirmado de COVID-19 podem amamentar, mantendo cuidados que minimizem as chances de transmissão habitual da doença (tais como lavagem de mãos antes de amamentar e uso de máscara facial durante a amamentação), caso tenham condições físicas e sintam-se à vontade para fazê-lo.
📍 caso não se sintam à vontade, estas mães podem extrair o leite, seguindo todas as recomendações de higiene, e oferecê-lo em copinho.
📍 estudos indicam que anticorpos encontrados no leite materno de mães vacinadas podem proteger seus bebês.
📍 mães vacinadas podem e devem amamentar seus bebês, sem necessidade de qualquer intervalo entre a vacinação e a amamentação e mesmo em caso de reação vacinal leve.
A amamentação pode proteger seu filho contra a COVID-19 e muitas outras doenças. Os benefícios são incontáveis e, se for possível, todo esforço vale a pena!
*Texto de Dra. Carla Maciel
#agostodourado
#vacinasim
https://www.instagram.com/p/CSFzQRfrFya/?utm_medium=share_shee